segunda-feira, 20 de maio de 2013

Senhor, Obrigado Pelos Meus Problemas!

Senhor, Obrigado Pelos Meus Problemas!Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1Tessalonicenses 5:18

Os cristãos ultimamente não agradecem nem pelas dádivas, que dirá pelos problemas! Mas, procurarei mostrar, baseado em alguns personagens bíblicos, as bênçãos escondidas nos principais problemas que Deus permite que nos atinjam -

1. Senhor, obrigado pelas perdas – um dia um homem chamado Saul acordou com um prejuízo de duas jumentas em seu sítio, mas ao buscá-las encontrou uma coroa – se tornou um rei! As perdas sofridas escondiam ganhos muito maiores! As perdas fizeram de um homem simples, um rei. (I Samuel 9)
2. Senhor, obrigado pelo desemprego – José que havia começado de baixo, alcançou o posto de gerente na casa de Potifar. Parecia que tudo ia bem, mas de repente, por uma acusação injusta de assédio sexual, acabou perdendo o emprego, a liberdade e a reputação! Mas, foi graças a essas coisas ruins que ele alcançou coisas muito melhores em sua vida. Na prisão conheceu gente próxima do Faraó, que quando libertada indicou ele para um cargo que ninguém podia preencher – ocupar a função de governador do Egito! já imaginou se ele não perdesse o emprego de gerente na casa de Potifar? Nunca teria sido governador na terra do Faraó! ( Gênesis 39-50)

3. Senhor, obrigado pela falta de dinheiro – espere um momento, não estou dizendo aqui que as suas loucuras com gastos indevidos se transformarão em bênçãos! Estou dizendo que crises financeiras também podem se tornar grandes oportunidades de Deus operar em sua vida! Pedro e João eram pastores de uma igreja com mais de 3.000 pessoas e no entanto não tinham dinheiro para uma esmola (bem diferente de alguns pastores de hoje). Mas, por não terem um tostão no bolso foram capazes de dar aquele pedinte um milagre que não tinha preço. Nem ouro, nem prata, mas o poder de Deus! Falta de bens, mas não ausência de bênção! Se eles tivessem dinheiro, o que teria sido daquele paralítico na porta do Templo? ( Atos 3)

4. Senhor, obrigado pela minha doença – a doença foi o meio de muitas pessoas chegarem a Jesus. A doença nos faz reavaliar o que é realmente importante em nossas vida. Mas, gostaria de dar um exemplo muito bom na vida do apóstolo Paulo. Sua doença foi o meio que Deus usou para fundar uma igreja na região da Galácia! Graças a sua enfermidade muitas pessoas adquiriram vida além da morte! Seu espinho na carne também foi um contrapeso às suas experiências gloriosas, que garantiram que se mantivesse humilde e pudesse ainda ser usado por Deus. Já imaginou Paulo sucumbido por sua arrogância? Quantas cartas deixariam de ser escritas? Perderíamos boa parte da Bíblia! Quantas igrejas deixariam de ser fundadas e outras que pelo escândalo fechariam? Bendito espinho na carne! ( Gálatas 1-6 e II Coríntios 12)

5. Senhor, obrigado pelas portas fechadas – quantos estão procurando uma saída sem sucesso. Quantos só tem encontrado portas fechadas diante de si. Mas são as portas fechadas que nos levam as portas que realmente valem a pena atravessar. O caminho para a porta que Deus abriu passa pelas portas fechadas. ( Atos 16)

6. Senhor, obrigado pelas crises conjugais – dê graças a Deus pelos problemas que você tem enfrentado no seu casamento! Se o vinho não tivesse acabado naquele casamento em Caná, aquele casal nunca experimentaria o vinho novo e melhor que Jesus era capaz de fazer! O final foi melhor que o começo. Jesus pode fazer você ter um novo casamento com o mesmo cônjuge! Ele transforma água em vinho, fraqueza em força, medo em esperança, rancor em perdão, tristeza em alegria e pecadores em santos! ( João 2)
7. Senhor, obrigado pelos novos problemas que vem acrescentar aos que eu já tenho – bem, você deve achar que eu estou exagerando agora. Como se não bastasse os problemas que eu tenho e que tenho de agradecer quase à força, agora devo aceitar mais problemas? Sim, exatamente isso o que quero dizer! Pense no cego de nascença que foi curado por Jesus. Jesus se aproximou dele e após cuspir no chão, colocou aquela mistura de saliva com barro na cara do sujeito e ainda por cima mandou ele se lavar. Tudo bem, que alguns tentam espiritualizar ao máximo esse milagre, mas eu não sou tão imaginativo assim. Não vou romancear. Aquele pobre cego, além de cego, agora estava com a cara suja! Mas graças ao incômodo causado pela lama se secando em seu rosto, aquele homem correu para o tanque tropeçando (era cego), mas ao lavar o rosto, tirou mais do que a lama – tirou sua cegueira. Muitas vezes Deus, para resolver velhos problemas que temos, coloca novos problemas sobre nós, pois são eles que nos levam a resolver os nossos velhos e principais problemas! ( João 9)
Conclusão – Haveria muito mais para se dizer sobre o assunto, mas o que quero não é oferecer todas as respostas – não as tenho. Quero apenas provocar você a procurar em sua velha Bíblia soluções para os seus problemas, seja para superá-los ou para suportá-los. Também não estou dizendo para você aceitar passivamente todas as coisas ruins que lhe acontece e tampouco justificando os problemas que você mesmo criou. Apenas procuro encorajar você a enfrentar aqueles problemas que lhe afligem e que são permitidos por Deus. São esses que trazem escondidos os milagres!
Você poderia também agradecer pelas suas deficiências e limitações (pense em Zaqueu), seus perseguidores (pense em Davi), suas derrotas (pense em Sansão).

Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário