segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Discipulado: Bênçãos e Sacrifícios

Que bênção tremenda é fazer parte do reino de Deus! Esta foi a observação de alguém que comeu com Jesus e ouviu seus ensinamentos. Certamente esta afirmação é verdadeira no que se refere a discípulos, contudo, após a exclamação, Jesus achou por bem acrescentar algumas outras considerações sobre o discipulado.

A ocasião era um jantar na casa de um fariseu (Lucas 14:1-24). Enquanto Jesus observava os outros convidados escolherem lugares em volta da mesa, ele contou uma parábola que reprovava a preocupação deles com honra e status. Nesta, o Senhor ensinou que os convidados não deviam escolher de propósito os melhores lugares, pois, agindo assim, poderiam perder o lugar para outro convidado que o anfitrião estimasse mais.

O ambiente do jantar pode ter ficado um pouco tenso após a parábola. Na verdade, Jesus já havia curado um homem quando estava chegando nesta ceia de sábado, um ato que certamente havia escandalizado alguns dos advogados e fariseus presentes. Como se as coisas já não estivessem desconfortáveis o suficiente, Jesus contou esta parábola e depois aconselhou seu anfitrião a convidar os pobres, mutilados, aleijados e cegos aos próximos jantares porque estes não poderiam retribuir com convites recíprocos, mas, embora sem recompensa humana, o anfitrião seria abençoado por Deus (Lucas 14:12- 14)!

Talvez sendo inspirado por este pensamento ou talvez simplesmente para quebrar o silêncio estranho que pode ter ficado no jantar, alguém exclamou que seria bem-aventurado todo aquele que comesse pão no reino do céu. Comer pão no reino provavel-mente é uma maneira figurativa de se referir às bênçãos espirituais que agora estão disponíveis em Cristo Jesus.

Jesus respondeu a este comentário com outra parábola, mas o propósito da segunda história não era o de enfatizar as bênçãos que se juntam a um relacionamento com Deus. Jesus escolheu, ao invés disso, mostrar que nem todos que foram convidados a aproveitarem estas bênçãos as valorizavam. Na sua parábola, o Senhor contou de alguns que foram convidados a um grande jantar, no entanto, quando a mesa estava servida, os convidados mandaram avisar que não iriam à refeição, dando desculpas bastante ridículas e que demonstravam a pouca estima que tinham pelo convite!

Jesus ainda fez mais observações sobre o discipulado, talvez ao deixar este jantar mais tarde ou em outra ocasião, (Lucas 14:25-33). Até mesmo entre aqueles que sabem apreciar o valor das bênçãos espirituais em Cristo (isto é, aqueles que querem ir a este jantar espiritual), nem todos estão dispostos a fazer os sacrifícios necessários para ser discípulos. Alguns não colocam Deus antes das suas famílias (Lucas 14:26) ou antes dos seus próprios desejos (Lucas 14:27). Jesus afirmou que tais pessoas não podem ser seus discípulos, pois o discipulado é uma proposta de tudo ou nada; não há discípulos “mais ou menos”. Que bênção tremenda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário