segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cuidar de si próprio ou do outro?

Havia uma vez uma dupla de acrobatas. O professor era um pobre viúvo e a aluna uma pequena menina chamada Medakathalika. Os dois faziam exibições nas ruas como ganha-pão.

O professor colocava um bambu sobre a cabeça e a menina escalava-o lentamente, equilibrando-se no topo, enquanto o professor continuava a caminhar.

Ambos tinham que concentrar toda a atenção em manter o equilíbrio. Um dia o professor instruiu a aluna.

- "Escute, Medakathalika, eu olho por você e você olha por mim, assim um ajuda o outro a manter a concentração e o equilíbrio, de forma que nenhum acidente poderá acontecer e possamos garantir o nosso pão de cada dia."

Mas a menina era muito esperta e respondeu - "Caro mestre, acho que seria mais correto se cada um de nós olhasse por si próprio. Cuidar de si próprio significa cuidar de nós dois. Desse jeito eu estou certa de que evitaremos acidentes e ganharemos o bastante para comer."


fonte: Metáforas

Nenhum comentário:

Postar um comentário