segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Adquirindo Sabedoria

Adquirindo Sabedoria
Texto: Provérbios 2:1-7
Introdução: Há uma diferença entre conhecimento e sabedoria. Nós temos acesso a mais informações do que nós sabemos o que fazer com elas. Mas algo ainda está faltando - grande sabedoria. Há muitas pessoas que se vangloriam sobre seu conhecimento, educação e graus, mas elas fazem de suas vidas um desastre por falta de discernimento espiritual e compreensão.Embora algumas Escrituras nos aconselhem a adquirir mais informações, muitas admoesta-nos a buscar sabedoria. Se seguirmos os princípios bíblicos, Ele vai nos dar entendimento e orientação para cada decisão e situação que encontramos.
I. O que é sabedoria?A Bíblia faz uma distinção entre dois tipos muito diferentes de sabedoria:

A. A sabedoria do mundo é o uso de conhecimentos e informações. Ela é baseada no entendimento humano e no raciocínio, mas é loucura para o Senhor (1 Coríntios 3:19).

B. A sabedoria divina é a capacidade de ver as coisas do ponto de vista do Pai e responder de acordo com os princípios bíblicos.
II. Como podemos adquirir a sabedoria divina?
É preciso tempo e esforço para se tornar verdadeiramente sábio, porque ela vem como resultado de aprender com as decisões que tomamos. A fim de obter a sabedoria divina que precisamos, há sete coisas que podemos fazer. Nós a adquirimos...

A. Buscando. Como ninguém nasce com sabedoria, temos duas opções - busca-la ou enfrentar as consequências de viver sem ela. O mundo oferece muitas outras atividades que atendem aos nossos desejos - segurança, riqueza, amigos, saúde, popularidade, destaque, prestígio ou beleza. Mas Provérbios 8:11 diz que todas as coisas desejáveis ​​não se pode comparar com a sabedoria. É um dom que Deus dá para aqueles que diligentemente buscam por ele como tesouro escondido (Provérbios 2:4-7).

B. Meditando na Palavra de Deus. A Bíblia é a mente de Deus registrada para nós no papel. Ela revela Seus caminhos, planos e propósitos, e quando a lemos e entendemos, seus pensamentos tornam-se uma parte de nós e afetam a maneira como vivemos. É por isso que devemos começar cada dia com o Senhor, pedindo a Ele para nos dar direção da Sua Palavra.

C. Obedecendo aos princípios bíblicos. Apenas ter conhecimento bíblico e compreensão não nos torna sábios. A sabedoria de Deus está reservada para os que acatam suas instruções ativamente obedecendo e aplicando suas verdades à sua vida (Provérbios 8:33-34).

D. Orando. Provérbios não enfatiza especificamente orar por sabedoria, mas Tiago diz-nos para pedir a Deus, se é algo que nos falta (Tiago 1:5-6). No entanto, simplesmente pedir não é suficiente. Devemos pedir com fé, obedecer ao que diz o Senhor, e ver os resultados de nossas ações. A obediência sempre traz bênçãos, mas consequências negativas ocorrer se ignorarmos a Deus e seguir nossos próprios caminhos.

E. Observando como Deus trabalha no mundo. O livro de Provérbios nos diz que a sabedoria vem da observação dos resultados de vários estilos de vida. Por exemplo, os homens sábios são cautelosos e afastam-se do mal, mas os tolos são arrogantes e descuidados (Provérbios 14:16). Mesmo as formigas nos ensinam a importância de trabalhar diligentemente para as nossas provisões porque a preguiça leva à pobreza (Provérbios 6:6-11). A Bíblia nos ajuda a entender a perspectiva de Deus e nos leva a fazer escolhas sábias que produzem resultados positivos.

F. Atendendo aos conselhos piedosos. Todo mundo precisa de orientação às vezes, mas nem todos os conselhos são divinos. Algumas pessoas - até mesmo conselheiros treinados - pode realmente nos desviar do caminho, em vez de nos ajudar a encontrar o caminho de Deus. Sempre que procurar alguém para direção, devemos avaliar o estilo de vida da pessoa e determinar a fonte do conselho. É o conselho baseado na Palavra de Deus, ou em psicologia, educação universitária, ou opinião pessoal?

G. A associação com os sábios. Nunca subestime a influência de amigos. Eles podem nos ajudar a crescer em sabedoria, ou nos fazer sofrer danos (Provérbios 13:20). É por isso que precisamos examinar nossos amigos para determinar se eles nos edificam ou nos desviam do caminho. Devemos também avaliar que tipo de amigo somos para os outros. Estamos dispostos a dizer a verdade com base no que as Escrituras dizem, ou é o nosso único objetivo dizer-lhes o que eles querem ouvir?
Conclusão:
A sabedoria é uma escolha que começa com a decisão de confiar em Cristo como Salvador e aumenta à medida que seguimos os ensinamentos da Palavra de Deus. Se quisermos ser sábios, precisamos de uma paixão ardente pela orientação do Senhor, porque há muitas ideias, pessoas e situações que nos tentam ignorar os princípios bíblicos que levam à sabedoria. O mundo nos diz que o tempo é curto e devemos viver para os prazeres e atividades de hoje. Mas, na realidade, conhecendo que nosso tempo na terra é limitado deve motivar-nos a corrigir comportamentos e atitudes pecaminosas e começar a viver sabiamente de acordo com os padrões de Deus.

fonte: http://www.opregadorfiel.com.br/2012/09/adquirindo-sabedoria.html#ixzz2AdLs3rHk

Nenhum comentário:

Postar um comentário