quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Como continuar crescendo espiritualmente

Como continuar crescendo espiritualmente
Texto: II Pedro 3:18  
Introdução: Leia: Efésios 4:14-16 “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”

 II Pedro 3:18 “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso SENHOR e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória assim agora, como no dia da eternidade. Amém”

I. Para crescer espiritualmente, é preciso ter a vida eterna.
 Hoje em dia, a nossa tecnologia humana aperfeiçoou a arte de imitar as plantas de modo que às vezes é muito difícil para nós distinguir o plástico ou o falso de um real. Mas não importa o quão bonitas são as plantas artificiais, mas elas não possuem a vida que as plantas reais têm. É por isso que elas não crescem. Crescer distingue o falso do verdadeiro.

 Para crescer espiritualmente, é preciso ter a vida de Jesus em seu coração. Uma pessoa pode imitar o que os cristãos estão fazendo como ir à igreja ou dar oferta, mas se ela não tem Cristo em seu coração, essas boas obras não vão torná-lo verdadeiramente cristão e filho de Deus. Ele deve nascer na família de Deus, aceitando Jesus em seu coração.

A. Nós recebemos a vida eterna ao receber Jesus.
 I João 5:11-12 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida quem não tem o Filho de Deus não tem a vida”

B. A Palavra de Deus nos faz saber que temos a vida eterna.
 O verdadeiro cristão tem a certeza da salvação. O verdadeiro cristão não tem medo da morte, porque ele sabe que ele tem a vida eterna em Cristo.

 I João 5:13 “Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”

C. Esta vida em Cristo nos deu novo propósito para viver.
 Uma das marcas de um verdadeiro cristão é a generosidade. Depois de se tornar um cristão verdadeiro, você começa a não viver para si mesmo, mas para Cristo.

 II Coríntios 5:15 “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais, para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”

II. Para a semente iniciar o crescimento, ela deve ser enterrada no chão primeiro
 Deus permite o crente ser enterrado em problemas, provações e perseguições. Este processo divino faz a nossa velha natureza morrer para que uma nova vida germine e comece a crescer nas nossas vidas.

 João 12:24 “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto”

 A Bíblia retrata o crente em Cristo Jesus como vasos de barro, e Jesus é o tesouro. É para nos deixar perceber que a vida não é sobre nós, mas sobre Jesus Cristo. Nosso objetivo é manifestar a vida de Jesus em nossa carne mortal, para que em nossas fraquezas Deus seja glorificado.

 II Coríntios 4:7-11 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do SENHOR Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos; E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal”

 II Coríntios 4:17-18 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”

 O exemplo de Paulo: II Coríntios 11:24-28 “Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez. Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas”

 Filipenses 3:10 “Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;”

 Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que são chamados por seu decreto”

III. O crescimento espiritual envolve dieta espiritual adequada e exercício espiritual.

A. Alimento Espiritual:

 1. A palavra de Deus é o nosso alimento espiritual. Hebreus 5:12-14 “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal”

B. Exercício Espiritual:
 1. Devemos colocar em prática tudo o que ouvimos e lemos na Palavra de Deus. Com isso, seremos capazes de construir nossas vidas sobre a Rocha que é Jesus Cristo, o fundamento das nossas vidas.

 2. Mateus 7:24-25 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”

 É somente após a chuva, as inundações e os ventos testando nossas vidas que vamos ser capazes de provar em que tipo de fundação estamos.

IV. Para crescer espiritualmente, é preciso estar plantados na casa do Senhor

 A. Estar plantados na casa do Senhor significa pertencer à família de Deus em uma igreja local. A igreja tem um papel importante em nosso crescimento espiritual. 

Salmos 92:12-14 “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes”

 I Coríntios 12:12 “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também”

Conclusão:
1. Para crescer espiritualmente, é preciso ter a vida eterna.
2. Para a semente iniciar o crescimento, ela deve ser enterrada no chão primeiro.
3. O crescimento espiritual envolve dieta espiritual adequada e exercício espiritual
4. Para crescer espiritualmente, é preciso estar plantados na casa do Senhor.

Pr. Aldenir Araújo

Fonte: O Pregador Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário