quinta-feira, 23 de agosto de 2012

É possível o homem ajudar a Deus?

“Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.
A isto respondeu logo o Senhor, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro.” (Gênesis 15:3, 4)
“Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.
Ele a possuiu, e ela concebeu.” (Gênesis 16:2-4)
Os versículos acima do livro de Gênesis, nos mostram situações que ocorreram na vida de Abraão e que ainda hoje acontece entre muitos cristãos.

Quando Deus falou a Abrão, lhe prometendo um filho e que a partir daí sua descendência seria numerosa e incontável como as estrelas do céu, Abrão creu mesmo sabendo que sua esposa Sarai não podia ter filhos.

Porém, algum tempo depois, Sarai acabou sugerindo que Abrão tomasse sua serva Agar para que tivessem um filho.

Talvez Abrão, pensou que assim poderia 'facilitar' o cumprimento da
promessa que Deus tinha lhe feito e acabou aceitando a sugestão de sua esposa.

Em Gálatas 4:29, o Apóstolo Paulo se refere ao filho de Abrão com Agar como sendo o produto do esforço humano:

“Mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que era segundo o espírito, assim é também agora.”

Mais tarde, em Gênesis 17:21, Deus falou novamente com Abraão e disse-lhe:

“O meu concerto, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte.”

Quantas vezes muito de nós recorremos ao mesmo artifícios usado por Abraão e Sara, para resolvermos os nossos problemas ou para tenta apressar o cumprimento de alguma promessa feita por Deus?

Quantas vezes não procuramos um caminho mais curto, mais fácil e tentamos nós mesmos resolver a situação?

Será que há alguma possibilidade de ajudarmos a Deus? Será que Ele precisa da nossa 'ajuda' para cumprir o que prometeu?

Que o Senhor nos ajude a entender que suas promessas, por mais difícil que seja aos olhos humanos, nos serão concedidas no tempo e na forma por Ele determinada.

Que possamos ter a paciência de esperar Nele, pois assim, certamente a vitória virá.

Pois o Senhor Deus é soberano e fiel em cumprir as Suas promessas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário