terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ainda há Esperança

Pelo menos há esperança para a árvore: Se for cortada ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. (Jó 14.7)
 
Quem foi Jó?
Jó foi homem que viveu na terra de Uz, a bíblia nos descreve-o como um homem íntegro, reto, justo, temente ao Senhor e que se desviava- se do mal. Ele é era muito rico, possuía ovelhas, camelos, bois, e servos ao seu serviço, tornando-se assim o homem mais rico de todo Oriente; e todas essas riquezas foram concedidas pelo Senhor.
Jó tinha 10 filhos, sete filhos e 3 filhas, estes faziam banquetes em tri si, festejavam; e alegravam-se.
A bíblia nos mostra Jó, como um pai intercessor; que depois dos banquetes; os santificava, levantando-se de madrugas oferecendo holocaustos, pelos seus filhos ao Senhor.

Pois bem, todos nós conhecemos a história de Jó, e Deus coloca a prova a fé de Jó, permitiu Satanás, tocar em tudo, em sua família, em seus bens, só não permiti tocar em sua alma e espírito, pra não ceifar a sua vida.
E então Satanás, começa tocar, em tudo que Jó tinha, em seus bens, seus gados, camelos, ovelhas, servos, e em seus filhos, ceifando-os.
Mais em meio a todas essas circunstâncias Jó não blasfemou ao Senhor; Jó tinha tudo para proferir isto, mas não o fez, tinha os seus amigos que lhe acusavam de ter pecado, e diziam ser um castigo do Senhor sobre ele.

Mais envolvido por todas essas circunstâncias, atemorizações, dores, interrogações por tudo que tinha acontecido, Jó não blasfemou contra Deus.
E nestes versículos que lemos vemos Jó fazendo ilustrações que são edificantes ao nosso coração e em nossa vida espiritual.
Jó mesmo com todas suas dores, por sua doença, feridas em seu corpo, que este só acalmava-se raspando como uma telha em seu corpo, mesmo nessa situação no versículo 7 do cap.14. ele diz de esperança no Senhor.

Afirmando que ainda há esperança a árvore cortada, dizendo que mesmo em seu estado ela se renovará. Se analisarmos, uma árvore cortada, é uma árvore sem vida, sem florescimento, paralisa a formação de seus frutos, não tem vida dentro si, tem momentos que estamos como uma árvore cortada, sem vida, sem forças para prosseguirmos, uma árvore cortada, fala de feridas, ela está machucada, mas mesmo assim a palavra do Senhor diz que ela se renovará, e seus frutos não cessarão.

Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó (Jó 14.8)
Neste versículo, vemos a palavra envelhecer, esta significa e se relaciona á fraqueza, fragilidade, este envelhecimento a palavra do Senhor diz referente a RAIZ da árvore, a função desta na árvore é absorver a água do solo, os minerais e as substâncias necessárias para a vida da árvore, a Raiz é a fonte de vida da árvore, e pois bem se a raiz envelhecer, não irá cumprir com sua função, fazendo a árvore ficar sem vida.
Agora o tronco fala da sustentação física da árvore, é ele que mantém a árvore firme ao solo, no versículo fala da morte do tronco no pó, morte é o fim da vida, quando podemos dizer que não tem mais solução morreu, é irreversível, acabou, é o fim.
Mas a palavra do Senhor é viva e eficaz, é dá vida, aonde não tem vida, pois Cristo é ressureição. Mesmo em toda essa situação ainda há esperança, não importa oque estivermos passando, é o Senhor que nos concede vida e nos fortalece.
Agora vem o versículo da restauração; a árvore pode ser cortada, a raiz pode envelhecer, o tronco pode morrer no pó, parece que não tem mais esperança... Mas:
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta (Jó 14.9)
A água significa a palavra do Senhor, o cheiro o poder da palavra, e através do poder da palavra a Esperança volta e restaura a vida.
O Poder da Palavra do Senhor, é eficaz, traz vida aos nossos corações...
Nunca devemos pensar que é o fim, o poder da palavra nos renova a cada dia, e nos faz produzir ramos como a planta, faz nós frutificar benções a onde estivermos, e aonde passarmos.
Que possamos continuar firme na presença do Senhor, nos vivificando-nos a cada dia através do poder da palavra, e mantermos a Esperança da palavra do Senhor em nossos corações. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário