leitura bíblica:Efésios4.7-16
A graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo ... para que não mais sejamos como meninos (Ef 4.7,14).
A expectativa mínima de Deus para cada um de nós é que nos
tornemos adultos, maduros, equilibrados, sóbrios e sensatos. Entretanto, Deus não nos apressa, porque maturidade não é instantânea. Ele também impôs condições e elementos que conduzem à maturidade. O processo de amadurecimento pode ser visto sob sete aspectos:
(1) É Deus quem dá a maturidade. Esta é uma das significativas diferenças entre a vida cristã e as religiões (Fp 2.13). Nenhum cristão atinge a maturidade sem submissão à soberania divina.
(2) Conhecimento da Palavra de Deus. A maturidade é dinamizada pelo entendimento e conhecimento do que Deus diz.
Quem se orienta pelas próprias conclusões perde a direção, perde o alvo e substitui a Palavra de Deus pelo humanismo (2Tm 3.15-16).
(3) Tempo. A maturidade inclui o tempo de uma vida inteira. A maturidade é resultado de um processo que percorre todos os estágios de uma vida (Fp 1.6).
(4) Sofrimento. O sofrimento é o primeiro e contínuo provador da fé. O sofrimento é um gerador da perseverança.
(5) Fracasso. O fracasso é o mais revelador espelho da limitação humana e da necessidade do poder de Deus. Uma experiência de fracasso detém a ação do orgulho (2Co 12.9-10).
(6) Igreja. A Igreja é o corpo do Senhor Jesus. A Igreja é a proclamadora das virtudes daquele que nos chamou das trévas. A maturidade não pode ser desenvolvida com o mundo,
mas sim com a Igreja, na Igreja e para a Igreja.
(7) Disposição. A disposição é uma atitude contrária à vontade. Molda os estímulos que nem sempre são favoráveis. Compõe-se de poder, determinação e direção. A disposição é pessoal, racional, moderada e capacita ao aprendizado. (Ed 7.10).
Deus tem expectativas para cada um de nós - isso nos distingue de uma plantação ou de um rebanho.
fonte: Pão Diário
Nenhum comentário:
Postar um comentário